Título: Nível de utilização dos tractores agrícolas e das ceifeiras debulhadoras na Zona Agrária do Nordeste Transmontano
Autor: Vieira, Guilherme António
Data: 1997
Citação: VIEIRA, Guilherme António (1997) - Nível de utilização dos tractores agrícolas e das ceifeiras debulhadoras na Zona Agrária do Nordeste Transmontano. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Maquinaria Agrícola.
Resumo: É sabido que os custos de mecanização representam, na agricultura portuguesa como em muitas outras, uma fatia muito importante dos custos totais de produção. Neste sentido, a análise do nível de aproveitamento das disponibilidades de tracção e de horas de ceifa-debulha torna-se pertinente no quadro de uma agricultura vista como actividade produtiva que utiliza eficientemente os recursos disponíveis. No caso presente, partindo dos dados referentes ao ano de 1995, foi estudada a situação das diversas freguesias e concelhos da Zona Agrária do Nordeste Alentejano (ZANA) nesta matéria. Atendendo às máquinas registadas na ZANA, bem como às áreas dedicadas às diferentes culturas, foram calculados os níveis de aproveitamento dos tractores agrícolas e das ceifeiras debulhadoras nesta região. Se em termos da eficiência de utilização dos tractores agrícolas se verificou que existem diferenças entre as diversas freguesias e os diferentes concelhos, já no que às ceifeiras debulhadoras diz respeito nada se pôde concluir.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17504TFCMA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1578
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Maquinaria Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_GUI_VIE.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.