Título: Estações de tratamento de efluentes de suiniculturas : análise de projectos e verificação de conformidade legal na sua exploração. Identificação de pontos críticos e proposta de soluções corretivas
Autor: Vidal, Magda Joana Antunes
metadata.dc.contributor.advisor: Carreiro, Filipe Alberto Marques da Silva
Camarate, Paulo
Palavras-chave: Explorações suinícolas
Efluentes
ETAR
Auto-controlos
MTD
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: VIDAL, Magda Joana Antunes (2007) - Estações de tratamento de efluentes de suiniculturas : análise de projectos e verificação de conformidade legal na sua exploração. Identificação de pontos críticos e proposta de soluções corretivas. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – ramo Rural.
Resumo: Os efluentes provenientes das explorações suinícolas constituem, em Portugal, uma das maiores fontes de poluição das águas superficiais e subterrâneas, assim como dos solos. É necessário encontrar soluções adequadas á protecção ambiental que sejam fiáveis e economicamente compatíveis com os resultados das explorações. A utilização de boas práticas agrícolas, conjuntamente com a aplicação das Melhores Técnicas Disponíveis (MTD), tendo em vista eliminar ou reduzir tanto quanto possível os riscos de poluição, é uma solução a ter em conta. Este trabalho teve como objectivo fazer uma análise de três projectos de estações de tratamento de efluentes de suiniculturas e um levantamento das suas condições de exploração. Foi feita uma análise aos resultados obtidos nos auto-controlos impostos aos suinicultores com vista á identificação de inconformidades. Nesses casos foi feito o confronto entre as condições de projecto e a situação real existente na exploração, identificados os pontos críticos e propostas formas exequíveis para a sua correcção, com base nas MTD.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25759TFCER.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1182
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente - Ramo Rural

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_MAG_VID.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.